Escola de Infantes e Cadetes

“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.” António Gedeão

De acordo com o artigo 29.º do Decreto-Lei n.º 247/2007, de 27 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 248/2012, de 21 de novembro, os corpos de bombeiros podem criar e deter escolas de infantes e cadetes, sendo o recrutamento para as escolas de infantes feito de entre indivíduos com idades entre os seis e os 13 anos e o recrutamento para as escolas de cadetes, por sua vez, de entre indivíduos com idades entre os 14 e os 16 anos.

Assim, em conformidade com a legislação e no respeito pelas normas constantes da Diretiva da Inspeção de Bombeiros n.º 02/2014, de 1 de setembro, o Comando do Corpo de Bombeiros da AHBVF procedeu, em 2015, à criação da sua Escola de Infantes e Cadetes.

Esta Escola destina-se à sensibilização e formação no âmbito do voluntariado e da proteção e socorro e tem como principal objetivo promover uma instrução inicial destinada a habilitar os elementos para um possível ingresso na carreira de Bombeiro. Ao mesmo tempo, procura fazer dos jovens infantes e cadetes cidadãos conscientes, fomentando valores morais e éticos e ministrando formação cívica.

Em suma, pretende contribuir para a sedimentação e divulgação de uma verdadeira cultura de segurança, a qual está subjacente à estruturação do seu plano de instrução, que contempla não só a componente técnica e particular das atividades e missões desenvolvidas pelos Bombeiros, mas também uma educação para a cidadania.

Do seu plano de formação anual constam, por exemplo, os seguintes temas: salvamento e desencarceramento, fogos urbanos e industriais, primeiros socorros e suporte básico de vida, entre outros, estando, contudo, vedado o exercício de atividade operacional. Este plano contempla ainda atividades lúdico-desportivas, intercâmbios, acantonamentos e acampamentos, passeios formativos, simulacros e participações em diversas atividades cívicas.

A Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros da AHBVF conta presentemente com 22 crianças e jovens - 12 infantes e 10 cadetes -, com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos. As sessões teórico-práticas decorrem às sextas-feiras, das 20h00 às 21h00.

À data, os seus responsáveis/coordenadores são: Carlos Medeiros (Bombeiro de 2.ª do Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros da AHBVF); Márcia Medeiros (Bombeira de 2.ª do Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros da AHBVF); Carina Medeiros (Bombeira de 3.ª do Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros da AHBVF); e João Oliveira (Bombeiro de 3.ª do Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros da AHBVF).

Se tens entre seis e 16 anos e estás interessado/a em fazer parte da Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros da AHBVF, deverás formalizar a tua candidatura mediante a entrega dos seguintes documentos:

  1. Autorização do representante legal – Requerimento de admissão modelo IB 02/14;
  2. Ficha de inscrição modelo IB 01/14;
  3. Cópia do cartão de cidadão;
  4. Atestado de robusteza física;
  5. Certificado de residência (para cidadãos estrangeiros, quando aplicável).

A documentação deverá ser entregue nos Serviços Administrativos da AHBVF.

Documentos: