Notícias

AHBVF adquire motor para a embarcação "João Porto"

Geral • Quarta, 02 de Agosto de 2017

No contexto atual de mudança constante e de necessidade de resposta rápida e adequada às novas exigências, é fundamental que o Corpo de Bombeiros da AHBVF esteja preparado para dar resposta a todos os tipos de teatros de operações, sejam estes simples ou complexos, reduzidos ou extensos, ou que ocorram isoladamente ou em simultâneo. Até porque a não existência de outra Corporação, na ilha do Faial, impossibilita a prestação imediata de apoio, caso seja verificada tal necessidade, ao contrário do que ocorre em outras ilhas da Região.

O Grupo de Salvamento Aquático (GSA) da AHBVF surge desta perceção, integrando bombeiros credenciados e treinados para exercer funções no âmbito da prática do mergulho, nadador salvador e condução de embarcações.

Cientes da importância deste Grupo Especial, a Direção, o Comando e o CB da AHBVF não se têm poupado a esforços no sentido de dotar o GSA dos meios necessários ao seu desenvolvimento.

Exemplo disso é a parceria estabelecida com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu, no âmbito da qual o GSA da AHBVF se deslocou a Viseu, no período compreendido entre 15 de fevereiro e 3 de março de 2017, para que, em conjunto com a equipa da congénere, pudesse realizar atividades de formação e intercâmbio de experiências, resultando daí benefícios para ambas as partes.

Também já este ano, foi possível a esta Associação adquirir algum equipamento para os elementos do seu GSA, graças a um jantar de angariação de fundos realizado a 18 de março de 2017.

Em maio último, foi realizada a vistoria da embarcação "João Porto" (H-107-AL) da AHBVF, bem como “estreado” o atrelado construído e adaptado pelos elementos do GSA da Associação.

Agora, com mais este investimento - a aquisição do motor para a embarcação "João Porto" -, inaugura-se uma nova era, em termos de operacionalidade, para o GSA da AHBVF, estando este doravante em condições de cumprir, em pleno, o propósito para o qual foi criado em 2014.

Foto: gentilmente cedida pela Colaboradora da AHBVF Melissa Peixoto.