Notícias

Campanha IRS Solidário

Campanhas • Quarta, 23 de Maio de 2018

A Lei n.º 16/2001, de 22 de junho, regulamenta os atos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte. A contribuição através da Declaração de Rendimentos é um ato de responsabilidade social, que visa apoiar instituições e pessoas mais desfavorecidas.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) é uma pessoa coletiva de utilidade pública e, nessa qualidade, poderá ser beneficiária de 0,5% do seu IRS.

Para o efeito, quando preencher a sua Declaração de IRS, no QUADRO 11 do Modelo 3, Campo 1101 - Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública, basta que coloque o NIF da AHBVF: 512 015 406.

A consignação de IRS não tem qualquer custo para si, já que consiste em desviar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado (e não 0,5% do que é devolvido ao contribuinte) para uma instituição à sua escolha, neste caso a AHBVF. Se não utilizar este recurso que a lei permite, será o Estado a ficar com essa quantia.

Se tiver a possibilidade de ir mais além, poderá doar à AHBVF, adicionalmente, 15% do IVA suportado em faturas de despesas de reparação e manutenção de automóveis e motociclos, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza, veterinários e passes sociais para utilização de transportes públicos coletivos.

Assim, para consignar 0,5% do seu IRS, selecione a opção "IRS"; se desejar contribuir com ambos os apoios, marque as opções "IRS" e "IVA".

Não se esqueça: na entrega do IRS de 2017, entre 1 de abril e 31 de maio de 2018, seja solidário. Consigne, pelo menos, 0,5% do seu IRS. Não lhe custará nada e, com um simples X no sítio certo, estará a contribuir para a valorização e o engrandecimento desta Associação, ajudando a proporcionar mais serviços e melhor qualidade de vida a todos quantos dela dependem.

Ajude-nos a ajudar, contribua e divulgue pelos seus contactos!