Notícias

Rui Luís anuncia que comunidade surda terá novo serviço de videochamada para aceder à Proteção Civil

Geral • Terça, 03 de Julho de 2018

O Secretário Regional da Saúde anunciou ontem, em Ponta Delgada, um novo serviço de videochamada para facilitar a comunicação da comunidade surda com os serviços de emergência da Proteção Civil.

“Trata-se de um sistema que permite, a partir de qualquer ilha dos Açores, aceder a um tradutor que se encontra numa espécie de central telefónica e que, em contacto quer com o cidadão, quer com o Serviço de Proteção Civil, faz esta tradução online”, adiantou Rui Luís.

O Secretário Regional, que falava no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre um projeto relativo à disponibilização de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos serviços públicos da Administração Pública Regional, salientou que este serviço, depois de testado, será alargado a outras áreas da saúde no arquipélago.

O titular da pasta da Saúde lembrou outros projetos que traduzem a preocupação do Governo dos Açores com a acessibilidade aos serviços dos cidadãos com problemas auditivos e da fala.

Em julho de 2017, foi lançada uma linha de emergência que permite solicitar socorro junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, através do envio de um SMS.

“Temos 34 pessoas que já se inscreveram previamente, porque isso obriga a um sistema de validação prévia, e sabemos que, durante este primeiro ano de funcionamento, pelo menos dois cidadãos já recorreram, o que significa que está a funcionar”, afirmou o Secretário Regional.

Fonte/foto: Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores