Núcleo Museológico dos Bombeiros Faialenses

As tradições de uma Corporação de Bombeiros traduzem os factos marcantes que, legados na sequência do tempo, constituem a fonte de ensinamento para aqueles que, no presente, iniciam a sua vida profissional nesta área.

Importa, pois, perpetuar a memória dos bravos soldados da paz que, ao longo de 105 anos de existência da AHBVF, deram um contributo fundamental para dirimir os efeitos das catástrofes que assolaram a população faialense.

Simultaneamente, verifica-se a necessidade de salvaguardar um património que marca de forma significativa o esforço empreendido com vista a equipar a Associação de meios técnicos e, consequentemente, humanos, que permitiram aos Bombeiros seguir em frente nos seus objetivos filantrópicos.

Neste contexto, o Núcleo Museológico dos Bombeiros Faialenses tem como missão o estudo, conservação e divulgação do acervo da Associação, objetivando um melhor conhecimento e difusão da história do serviço de incêndios em Portugal, particularmente a protagonizada pela AHBVF, e a sensibilização dos diversos públicos para as matérias da segurança.

A coleção do Núcleo Museológico dos Bombeiros Faialenses irá, por conseguinte, retratar a atividade da Associação, sendo constituída por viaturas antigas, motobombas, extintores, foguetões, fardas de intervenção e de gala, numismática, galhardetes, fotografias e documentação que relata a história desta Corporação. Para além disso, pretendemos desenvolver um serviço educativo, que vise cumprir a nossa missão pedagógica, constituído por biblioteca, diaporamas e vídeos.

Contacte a Direção da AHBVF para obter mais informações.

Galeria Fotográfica: