Comemora-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112. A AHBVF aproveita esta data para recordar uma informação que pode salvar vidas: em caso de emergência, ligue 112 e colabore com as autoridades.
O Número Europeu de Emergência 112 foi criado em 1991 e passou a ser, desde 2008, o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público para aceder, gratuitamente, aos serviços de emergência em qualquer país da União Europeia.
No caso dos Açores, e tal como acontece em todo o país, ao ligar o 112 será atendido por um agente da PSP, o qual, dependendo da situação, irá transferir a sua chamada para o serviço apropriado.
Em caso de se tratar de uma emergência médica, a sua chamada será transferida para um enfermeiro que irá, então, fazer uma série de perguntas pertinentes para uma melhor e adequada identificação da situação (triagem).
A triagem não irá, e sublinhamos, atrasar a chegada da ambulância ao local, mas sim ajudar a estabelecer melhor o tratamento de que o paciente precisa. É um processo fundamental para a gestão dos recursos de emergência, na medida em que promove o envio dos meios mais adequados para cada situação e, por extensão, a equidade de resposta para todos os utentes.
A Linha de Emergência Médica foi implementada em março de 2012, permitindo a definição por prioridades de todas as situações de emergência médica, de uma forma equitativa, em toda a Região Autónoma dos Açores. Este atendimento é efetuado por enfermeiros, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, procurando a identificação do problema, determinação das alternativas e seleção da alternativa ou aconselhamento mais adequado.
Para ver o documentário do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, relativo ao funcionamento do Serviço 112 na RAA, clique aqui.