Quinta, 06 de Julho de 2017
Ontem, pelas 20h30, na Sala da Direção da AHBVF, decorreu a assinatura dos contratos de trabalho com cinco dos seis operacionais que se encontram, neste momento, a frequentar o estágio de integração no Aeroporto da Horta, enquadrado no Curso Complementar de Bombeiro de Aeroporto (CCBA).
Deste modo, e com efeitos a 03-07-2017, a AHBVF passa a contar com mais cinco bombeiros a tempo inteiro: Bruno Monteiro, Géni Jorge, Luís Medeiros, Tiago Silva e Vítor Bulcão. A estes, juntar-se-á o Luís Vargas, logo que tal lhe seja possível, perfazendo assim um total de seis novos operacionais.
A adição destes novos elementos justifica-se no âmbito do Protocolo celebrado a 26-10-2008, entre esta Associação e a ANA - Aeroportos de Portugal, S.A./VINCI Airports, em que a AHBVF assegura um destacamento de bombeiros voluntários para a prevenção de acidentes e incidentes e salvamento e luta contra incêndios no Aeroporto da Horta e nas áreas adjacentes até um quilómetro a contar do perímetro do Aeroporto, embora não se esgote neste pressuposto a missão para a qual foram contratados.
No ano em que se dará início às negociações tendo em vista a renovação por mais uma década do Protocolo supramencionado, o reforço do contingente afeto ao Aeroporto da Horta, com a formação e contratação de, no total, seis novos operacionais, enquadra-se no esforço que tem vindo a ser feito por esta Direção no sentido de, por um lado, garantir a sustentabilidade do Corpo de Bombeiros da Associação e o cumprimento cabal dos seus objetivos e de, por outro lado, projetar um futuro de crescimento, consolidação e sucesso, contexto em que a parceria com a ANA, S.A./VINCI Airports se revela de vital importância.
Ao mesmo tempo, é uma forma de reconhecer e agradecer a entrega, a dedicação à causa e o espírito de serviço que trouxeram estes elementos até à AHBVF em 2015/2016 e que, ao longo de todo este tempo de trabalho árduo, sempre pautaram a sua atuação. Com estas contratações, a AHBVF sai reforçada não só em termos de recursos humanos/operacionais, os quais contribuem para a prestação de um serviço cada vez melhor à população faialense, mas também no seu papel junto da comunidade onde está inserida, nomeadamente ao nível da criação e manutenção de postos de trabalho.
Não obstante, trata-se de um avultado investimento para a AHBVF, pelo que aquilo que se espera é que, perante esta oportunidade de abraçar uma nova carreira, estes operacionais sejam capazes de honrar e dignificar a condição de bombeiros, sendo dedicados, disponíveis e leais.
Certos do empenhamento e determinação em cumprir com os princípios subjacentes a esta nova profissão que é, simultaneamente, uma missão, a Direção e o Comando dão as boas-vindas aos cinco novos elementos (que, em breve, serão seis) do Corpo de Bombeiros da AHBVF, fazendo votos de muitos sucessos.
Fotos: gentilmente cedidas pela Bombeira 3.ª Géni Jorge.