Galeria

Edição 2018 do Curso Complementar de Bombeiro de Aeroporto (CCBA)

Quarta, 12 de Dezembro de 2018

No âmbito do Protocolo com a ANA - Aeroportos de Portugal, S.A./VINCI Airports, celebrado em 2008, a AHBVF assegura um destacamento de bombeiros voluntários para a prevenção de acidentes e incidentes e salvamento e luta contra incêndios no Aeroporto da Horta, bem como nas áreas adjacentes até um quilómetro a contar do perímetro do Aeroporto.

De algum tempo a esta parte que, com a preciosa colaboração da ANA, S.A./VINCI Airports, a AHBVF vem aumentando o número de operacionais aptos a operar no Aeroporto da Horta: em 2015, 11 bombeiros do Corpo de Bombeiros desta Associação participaram no Curso Complementar de Bombeiro de Aeroporto (CCBA), sendo três deles contratados pela AHBVF; em 2017, seis outros operacionais frequentaram o CCBA e foram contratados pela AHBVF. Estas contratações concorreram para que, à presente data, o destacamento afeto ao Aeroporto da Horta seja constituído por 14 operacionais a tempo inteiro, num cômputo de 22 certificados/aptos para exercer estas funções.

A formação e contratação de novos elementos, ao longo dos últimos três/quatro anos, enquadra-se no esforço que tem vindo a ser feito por esta Associação no sentido de prestar um serviço cada vez melhor no Aeroporto da Horta, esforço este reconhecido pela ANA, S.A. e que culminou, em outubro de 2018, na renovação do Protocolo por mais 10 anos.

Não obstante, a otimização do nível de operacionalidade e a rentabilização ainda mais adequada dos recursos humanos são uma preocupação constante da AHBVF. 

Neste contexto, cinco operacionais (Bombeiro de 2.ª Norberto Silva e Bombeiros de 3.ª Edgar Freitas, Marco Oliveira, Pedro Silva e Susana Silva) do Corpo de Bombeiros do Faial estão, desde o dia 12 de novembro de 2018 e a expensas da AHBVF, a frequentar o Curso Complementar de Bombeiro de Aeroporto, reforçando-se assim, a partir de 2019, o número de elementos certificados/aptos para exercer as referidas funções.

A primeira parte da formação teve lugar no Aeroporto da Horta, decorrendo agora na ilha de Santa Maria, nomeadamente no Centro de Formação Aeronáutica dos Açores (CFAA) e no Campo de Treinos da ANA, S.A.

A AHBVF deseja a todos a continuação de um excelente trabalho!

Fotos: gentilmente cedidas pela Bombeira de 3.ª Susana Silva.