Notícias

CMH aprova voto de louvor e reconhecimento aos agentes de proteção civil envolvidos no combate à COVID-19

Homenagens • Sexta, 03 de Julho de 2020

A Câmara Municipal da Horta aprovou, na tarde de quinta-feira, um voto de louvor e reconhecimento aos agentes de proteção civil pela doação, entrega e colaboração no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.

O executivo municipal, reunido em sessão ordinária no dia 2 de julho de 2020, reconhece assim publicamente todos aqueles que “mesmo em prejuízo da sua vida pessoal e familiar, ainda que temporariamente”, foram chamados a enfrentar “esta pandemia contra um adversário desconhecido, inesperado e perigoso, que coloca todos em risco, sobretudo aqueles em situação de maior vulnerabilidade.”

No voto agora aprovado pode ler-se “perante a declaração do estado de emergência nacional e, posteriormente, de calamidade, a população portuguesa correspondeu com um comportamento assertivo, revelando elevado sentido de cidadania. Salienta-se a extraordinária ação desenvolvida pelos profissionais que estiveram na linha da frente no combate que, nas mais diversas atividades e diariamente, colocaram em risco a sua vida e a dos que lhe são mais próximos, para que os bens e os serviços essenciais não faltassem a nenhum cidadão residente ou visitante no nosso país”.

O voto aprovado por unanimidade destaca e reconhece, igualmente, todo o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhadores das IPSS’s e os profissionais de saúde, de empresas abastecimento e distribuição, que “desempenharam as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentaram vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público e colocaram não só a si próprios em risco, bem como as suas famílias, sem nunca virar a cara à luta.”

Durante o período de prevenção, monitorização e desconfinamento da infeção pela COVID-19, a Câmara Municipal da Horta tem aprovado, por unanimidade, diversas medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, bem de controle das condições sanitárias.

Transcreve-se na íntegra o voto de louvor e reconhecimento aprovado pela Câmara Municipal da Horta:

VOTO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO

No passado dia 11 de março de 2020 foi declarado, oficialmente, pela Organização Mundial de Saúde, a situação de pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.

Todos foram chamados a enfrentar esta pandemia contra um adversário desconhecido, inesperado e perigoso, que coloca todos em risco, sobretudo aqueles em situação de maior vulnerabilidade.

Perante a declaração do estado de emergência nacional e, posteriormente, de calamidade, a população portuguesa correspondeu com um comportamento assertivo, revelando elevado sentido de cidadania. Salienta-se a extraordinária ação desenvolvida pelos profissionais que estiveram na linha da frente no combate que, nas mais diversas atividades e diariamente, colocaram em risco a sua vida e a dos que lhe são mais próximos, para que os bens e os serviços essenciais não faltassem a nenhum cidadão residente ou visitante no nosso país.

Neste período, muitos foram, e são, aqueles que não podem ficar a cuidar dos seus, porque exige-se que cuidem de outros.

No apoio e no combate a esta problemática, têm estado em permanência e na linha da frente um conjunto de trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhadores das IPSS’s e os profissionais de saúde, de empresas abastecimento e distribuição, desempenhando as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentando vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público e colocando não só a si próprios em risco, bem como as suas famílias, sem nunca virar a cara à luta.

O compromisso que estes profissionais assumiram com as instituições, aceitando a “suspensão” de alguns dos direitos consagrados na lei, nomeadamente o aumento do número de horas diárias e semanais de prestação de serviço, a alteração dos horários de trabalho, as restrições de saída das instituições, o rigoroso cumprimento das regras de higiene, etiqueta respiratória e orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e Autoridade de Saúde Regional, deve ser reconhecido e enaltecido.

A Câmara Municipal da Horta, reunida em sessão ordinária no dia 2 de julho de 2020, não pode deixar de manifestar o seu agradecimento e reconhecimento a todos os agentes de proteção pela doação, entrega e colaboração que, mesmo em prejuízo da sua vida pessoal e familiar, ainda que temporariamente, são demonstrativos do espírito de solidariedade e de responsabilidade para com todos nós.

Mais se delibera estender o presente reconhecimento e agradecimento:

  • Aos Profissionais de saúde;
  • Bombeiros voluntários;
  • Agentes das Forças de Segurança;
  • Serviço de Proteção Civil;
  • Aos trabalhadores municipais que, mesmo em situação de emergência e calamidade, continuaram a desempenhar as suas funções, garantindo serviços essenciais nas várias áreas de intervenção municipal (desinfeção e adaptação de infraestruturas e espaços públicos, apoio a outras entidades, recolha de resíduos sólidos, abastecimento de água, apoio à população no acesso a bens essenciais, apoio no ensino à distância na distribuição e recolha de materiais educativos e distribuição de refeições aos alunos, entre outros);
  • Aos farmacêuticos e seus trabalhadores;
  • Aos trabalhadores de IPSS’s e de Serviço de Apoio Domiciliário;
  • Aos empresários, comerciantes e trabalhadores de todos os estabelecimentos de fornecimento de bens essenciais (mercados, supermercados, padarias, peixarias, restaurantes e demais estabelecimentos);
  • Aos trabalhadores e empregadores que tiveram de cessar a sua atividade para prevenir o contágio pandémico;
  • Aos trabalhadores e empregadores que alteraram e redirecionaram a sua produção para bens essenciais no combate à pandemia, doando muita desta produção a estabelecimentos e instituições da linha da frente de combate à pandemia;
  • Aos agricultores;
  • Aos industriais de produtos alimentares e bens essenciais;
  • A todos quantos continuam a manter o apoio a quem continua confinado à sua casa;
  • À comunicação social, que continuou a garantir o direito à informação;
  • Aos voluntários que prestam apoio à população mais idosa e grupos de risco;
  • Aos professores que continuaram a assegurar o ensino, quer presencialmente quer através do ensino à distância;
  • Às famílias de todos os profissionais que estão quotidianamente em risco.

Importa manifestar, igualmente, um agradecimento aos autarcas das freguesias, seus colaboradores e voluntários que têm estado a intervir junto das suas populações, num contacto próximo, direto e diário, a vários níveis.

Face ao exposto, delibera a Câmara Municipal da Horta, reunida a 2 de julho de 2020, aprovar o presente Voto de Louvor e Reconhecimento a todos os profissionais das instituições referidas que exerceram funções durante o período da pandemia, dando conhecimento do mesmo a todas as instituições referidas e aos órgãos de comunicação social. 

Fonte/foto: Câmara Municipal da Horta.