A Câmara Municipal da Horta aprovou, na tarde de quinta-feira, um voto de louvor e reconhecimento aos agentes de proteção civil pela doação, entrega e colaboração no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.
O executivo municipal, reunido em sessão ordinária no dia 2 de julho de 2020, reconhece assim publicamente todos aqueles que “mesmo em prejuízo da sua vida pessoal e familiar, ainda que temporariamente”, foram chamados a enfrentar “esta pandemia contra um adversário desconhecido, inesperado e perigoso, que coloca todos em risco, sobretudo aqueles em situação de maior vulnerabilidade.”
No voto agora aprovado pode ler-se “perante a declaração do estado de emergência nacional e, posteriormente, de calamidade, a população portuguesa correspondeu com um comportamento assertivo, revelando elevado sentido de cidadania. Salienta-se a extraordinária ação desenvolvida pelos profissionais que estiveram na linha da frente no combate que, nas mais diversas atividades e diariamente, colocaram em risco a sua vida e a dos que lhe são mais próximos, para que os bens e os serviços essenciais não faltassem a nenhum cidadão residente ou visitante no nosso país”.
O voto aprovado por unanimidade destaca e reconhece, igualmente, todo o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhadores das IPSS’s e os profissionais de saúde, de empresas abastecimento e distribuição, que “desempenharam as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentaram vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público e colocaram não só a si próprios em risco, bem como as suas famílias, sem nunca virar a cara à luta.”
Durante o período de prevenção, monitorização e desconfinamento da infeção pela COVID-19, a Câmara Municipal da Horta tem aprovado, por unanimidade, diversas medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, bem de controle das condições sanitárias.
Transcreve-se na íntegra o voto de louvor e reconhecimento aprovado pela Câmara Municipal da Horta:
VOTO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO
No passado dia 11 de março de 2020 foi declarado, oficialmente, pela Organização Mundial de Saúde, a situação de pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2.
Todos foram chamados a enfrentar esta pandemia contra um adversário desconhecido, inesperado e perigoso, que coloca todos em risco, sobretudo aqueles em situação de maior vulnerabilidade.
Perante a declaração do estado de emergência nacional e, posteriormente, de calamidade, a população portuguesa correspondeu com um comportamento assertivo, revelando elevado sentido de cidadania. Salienta-se a extraordinária ação desenvolvida pelos profissionais que estiveram na linha da frente no combate que, nas mais diversas atividades e diariamente, colocaram em risco a sua vida e a dos que lhe são mais próximos, para que os bens e os serviços essenciais não faltassem a nenhum cidadão residente ou visitante no nosso país.
Neste período, muitos foram, e são, aqueles que não podem ficar a cuidar dos seus, porque exige-se que cuidem de outros.
No apoio e no combate a esta problemática, têm estado em permanência e na linha da frente um conjunto de trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhadores das IPSS’s e os profissionais de saúde, de empresas abastecimento e distribuição, desempenhando as suas funções nas mais diferentes áreas, enfrentando vários riscos, sem nunca perderem o seu espírito de missão e o verdadeiro sentido de serviço público e colocando não só a si próprios em risco, bem como as suas famílias, sem nunca virar a cara à luta.
O compromisso que estes profissionais assumiram com as instituições, aceitando a “suspensão” de alguns dos direitos consagrados na lei, nomeadamente o aumento do número de horas diárias e semanais de prestação de serviço, a alteração dos horários de trabalho, as restrições de saída das instituições, o rigoroso cumprimento das regras de higiene, etiqueta respiratória e orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e Autoridade de Saúde Regional, deve ser reconhecido e enaltecido.
A Câmara Municipal da Horta, reunida em sessão ordinária no dia 2 de julho de 2020, não pode deixar de manifestar o seu agradecimento e reconhecimento a todos os agentes de proteção pela doação, entrega e colaboração que, mesmo em prejuízo da sua vida pessoal e familiar, ainda que temporariamente, são demonstrativos do espírito de solidariedade e de responsabilidade para com todos nós.
Mais se delibera estender o presente reconhecimento e agradecimento:
Importa manifestar, igualmente, um agradecimento aos autarcas das freguesias, seus colaboradores e voluntários que têm estado a intervir junto das suas populações, num contacto próximo, direto e diário, a vários níveis.
Face ao exposto, delibera a Câmara Municipal da Horta, reunida a 2 de julho de 2020, aprovar o presente Voto de Louvor e Reconhecimento a todos os profissionais das instituições referidas que exerceram funções durante o período da pandemia, dando conhecimento do mesmo a todas as instituições referidas e aos órgãos de comunicação social.
Fonte/foto: Câmara Municipal da Horta.