A 4 de janeiro de 2020, o Corpo de Bombeiros da AHBVF foi acionado para o combate ao incêndio que deflagrou na Igreja Paroquial do Capelo.
Para o local, foram mobilizados 34 operacionais e sete veículos, graças aos quais foi possível evitar que as chamas consumissem o corpo central da Igreja, poupando-se, igualmente, as estatuárias da padroeira (Santa Ana), de São Joaquim e de São José, que ficaram intactas.
Deste brutal incêndio resultaram, infelizmente, três bombeiros feridos, dois ligeiros e um em estado moderado. A sacristia leste ficou completamente destruída e a capela-mor sem cobertura.
Cerca de um ano e meio depois, a Igreja do Capelo vai reabrir a 30 de maio de 2021, completamente restaurada. A obra, que rondou os 100 mil euros e contou com a ajuda do Governo Regional dos Açores e da população, vai ser inaugurada pelo bispo de Angra, em domingo da Santíssima Trindade.
O Corpo de Bombeiros do Faial estará presente em tão marcante momento, fazendo-se representar pelo 2.º Comandante Bruno Silveira, pelo Bombeiro de 1.ª Nuno São João e pelos Bombeiros de 3.ª Bruno Monteiro, Edgar Freitas e Tiago Silva, os quais, simbólica e honrosamente, ficarão encarregues da devolução das imagens à respetiva casa.