A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) perfaz esta sexta-feira, 18 de agosto, 87 anos de atividade em prol dos milhares de mulheres e homens que vestem de Soldados da Paz.
A LBP surgiu de base por vontade dos Bombeiros, das suas Associações Humanitárias e Corpos de Bombeiros.
Ao longo destes anos, a LBP pautou-se por ocupar a liderança em todas as questões que envolveram e envolvem as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, os Corpos de Bombeiros Sapadores, Municipais e Privativos e todos os elementos dos seus quadros, ativo, de reserva, de especialistas e de honra, e também todos os seus dirigentes.
Somos uma Família diversificada, mas unida na causa comum de defender pessoas e bens, seja o património individual como, em especial, o coletivo e, em particular, o natural. Os Bombeiros são o garante último da defesa das vidas dos seus concidadãos, do seu património, de Portugal e de todos os Portugueses.
Numa altura em que os Bombeiros estão a ser chamados há muitas semanas a combater denodadamente os incêndios florestais que assolam todo o país, esta efeméride é, no fundo, o testemunho de que hoje, como no passado e também no futuro, os Bombeiros Portugueses continuam a cumprir exemplarmente a sua missão de cidadania suprema, com evidente esforço e sacrifício, credores do respeito e da admiração de todos os Portugueses, em particular, e do Mundo, em geral.
São conhecidas, há muito, as razões para a origem dos incêndios florestais, repetidas também à saciedade pela LBP. O mau estado geral da floresta, agravado a cada ano que passa, a ausência do seu cadastro, do seu planeamento e do seu ordenamento, a que não é alheio também o crime organizado e a falta de prevenção estrutural, a vigilância e a própria deteção dos incêndios são, genericamente, razões de sobra para o drama que os portugueses estão a viver e que os seus Bombeiros denodadamente, com saber, abnegação e coragem, estão a combater.
A ação dos Bombeiros, dificultada por um conjunto diversificado de razões, tem sido determinante para evitar que o drama que se está a viver se venha a transformar numa catástrofe nacional ainda de maiores dimensões.
Os Bombeiros estão a lutar até ao limite das suas forças, muitas vezes com consequências pessoais gravosas e até com o sacrifício da própria vida. Saudamos especialmente esses Bombeiros que continuam exemplarmente a lutar pela vida nas camas dos hospitais e os familiares do Bombeiro Gonçalo Conceição, infelizmente falecido em consequência da sua abnegação.
No dia em que a LBP completa 87 anos, é bom também sublinhar o enorme empenhamento dos Bombeiros na qualificação da sua própria atividade, ao nível da organização, há mais de seis séculos, promovida e desenvolvida no seio da própria sociedade civil. Saudamos, igualmente, o enorme investimento que os Bombeiros Portugueses têm sabido fazer na sua capacitação e formação para que possam conseguir socorrer mais e melhor.
Saudamos igualmente todos os parceiros com quem temos contado no âmbito da proteção civil.
A modernidade de uma instituição e a atualidade da sua missão afirmam-se pelos resultados da sua ação. Os Bombeiros Portugueses e a sua Liga são, mais uma vez, exemplo disso.
Obrigado Bombeiros de Portugal.
Lisboa, 17 de agosto de 2017.
O Presidente do Conselho Executivo
Jaime Marta Soares, Comandante
Fonte: Nota da LBP à Comunicação Social, datada de 17 de agosto de 2017. / Foto: Liga dos Bombeiros Portugueses.