No passado dia 25 de fevereiro, de forma a assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros do Faial foi convidado pelo Coordenador do Clube de Proteção Civil da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), professor Luís Valentim, a realizar um simulacro e salvamento naquela instituição.
Nesse sentido, foi realizado pela equipa de Salvamento em Grande Ângulo do CB Faial um simulacro de salvamento, que consistiu na evacuação de uma vítima de eletrocussão do topo de uma das torres de iluminação do campo sintético da ESMA.
Neste exercício participaram o 2.º Comandante Bruno Silveira, no papel de sinistrado, evacuado por uma equipa de três operacionais SGA composta pelo Adjunto de Comando Cláudio Remédios, Bombeiro de 1.ª Mário Macedo e Bombeiro de 2.ª João Oliveira.
Toda a simulação de evacuação durou cerca de 15 minutos, desde a chegada do veículo SGA (AAL-01) até à chegada do sinistrado ao solo.
Esta operação teve como plateia vários alunos e professores da ESMA.
A eficiência demonstrada neste exercício é o reflexo do trabalho que esta equipa tem desenvolvido, numa ótica de atualização e evolução constantes.
Foto: gentilmente cedida pelo 2.º Comandante Bruno Silveira.