A Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores (FBRAA), pessoa coletiva de direito privado, sob a forma associativa, fundada em 12 de maio de 1988, é a Confederação Regional que congrega as 17 Entidades Detentoras de Corpos de Bombeiros sedeadas nos Açores, constituindo-se como um importante instrumento de cooperação, interligação, consulta e representação das suas associadas nas relações com os órgãos de soberania, com a administração regional e local e a sociedade civil em geral.
De acordo com os n.ºs 1 e 2 do artigo 35.º dos Estatutos da FBRAA, a Assembleia Geral, na qual reside o poder supremo da Federação e da qual emanam os seus Órgãos Sociais, é composta pelos legítimos representantes das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV’s) e, nomeadamente, pelos respetivos Presidentes e Comandantes.
No dia 17 de setembro de 2022, a Assembleia Geral da FBRAA reúne extraordinariamente para, entre outros assuntos, a eleição e tomada de posse dos seus novos Órgãos Sociais para o quadriénio 2022/2026. Por conseguinte, estarão reunidos na Horta os representantes das 17 AHBV’s da Região, sendo os trabalhos acompanhados também pelo Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Dr. António Nunes.
A acompanhar o Presidente da LBP, estará uma comitiva composta por: Comandante Emanuel Santos (Vice-presidente do Conselho Executivo), Comandante do Quadro de Honra Clemente Mitra (Secretário do Conselho Executivo), Dr. Gil Barreiros (Presidente da Mesa dos Congressos) e Dr. Luís Elias (Presidente do Conselho Fiscal), estando, em suma, a atual Liga representada ao mais alto nível nesta sua primeira deslocação ao Faial e aos Açores.
Apresenta-se a sufrágio uma única lista, sob o lema “Unir, representar e lutar pela valorização dos Bombeiros dos Açores” - www.fbraa2021.pt -, presidida por José Braia Ferreira (na qualidade de Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial) e a qual, não obstante a difícil conjuntura, propõe-se relançar a FBRAA, pugnando por uma maior e efetiva união de esforços entre as 17 AHBV’s da Região e, bem assim, por uma voz mais ativa e uma ação mais musculada junto das entidades competentes, na luta intransigente pela valorização e dignificação dos Bombeiros dos Açores.
Os trabalhos da Assembleia Geral vão decorrer na sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial.