"Vida" é a palavra-chave para um Bombeiro. Por isso, prestar homenagem aos Bombeiros falecidos é sempre um momento delicado e doloroso; contudo, absolutamente necessário, pois trata-se de honrar quem entregou a sua vida a uma causa nobre, de lembrar a bravura e o altruísmo em prol do semelhante.
É neste espírito que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF), no dia em que se assinalam nove anos sobre a sua trágica morte, vem renovar a merecida homenagem ao Subchefe Herberto Correia, que sempre encarou a sua profissão não como um mero trabalho, mas como um dever para com os cidadãos.
A vida do Subchefe Herberto, os seus gestos, os seus sonhos e as suas memórias continuam presentes entre nós como um memorial permanente, mostrando-nos que uma vida doada em prol dos demais é uma vida eternamente recordada.