Notícias

Discurso proferido pelo Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros da AHBVF na sessão solene comemorativa do 111.º Aniversário da Associação

Comemorações • Segunda, 05 de Junho de 2023

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, e o seu Corpo de Bombeiros, celebram hoje 111 anos de existência, 111 anos de prestigioso serviço de proteção e socorro prestado à população da ilha do Faial, mas também além-fronteiras.

Uma palavra muito especial aos Bombeiros do Faial, que possibilitaram e possibilitam atualmente a existência desta nobre instituição, bem como pelo seu trabalho de elevado rigor e qualidade, realizado diariamente.

A vós, o meu sincero agradecimento, extensível às vossas famílias que, na sombra e sem que ninguém veja o seu trabalho e angústia nos momentos mais difíceis, muito contribuem também para esta causa e casa.

Quero também expressar o meu reconhecimento aos galardoados com as distinções honoríficas da Liga de Bombeiros Portugueses, uma justa homenagem pelo seu trabalho desenvolvido em prol da causa dos Bombeiros de Portugal e dos Açores em particular.

Como é apanágio, neste dia importa também destacar aqueles que de alguma forma nos apoiam, em particular o Governo Regional dos Açores, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Município da Horta e, portanto, agradeço-lhes publicamente o apoio que prestam à instituição e aos seus bombeiros.

Em nome do Corpo de Bombeiros do Faial, o meu muito obrigado!

Contudo, não podemos dizer que está tudo feito, pelo contrário, é necessário continuar a valorizar os Bombeiros dos Açores e do Faial em particular, através quer da aquisição de equipamentos e veículos, quer da melhoria das suas condições de trabalho.

Como é sabido, o Corpo de Bombeiros do Faial tem as suas debilidades; a título de exemplo, urge a substituição de três veículos, nomeadamente um autossalvamento, um pronto socorro e um veículo de comando tático, o que esperamos ver concretizado a breve trecho.

Ademais, na ilha do Faial, somos a única corporação de bombeiros, pelo que apelo à vossa sensibilidade e especial atenção, ficando este Corpo de Bombeiros completamente disponível para colaborar da forma que melhor lhes aprouver.

Bombeiras e Bombeiros,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

Em jeito de conclusão, os Bombeiros do Faial têm cumprido e honrado com o seu compromisso; não obstante, temos de ter a humildade de reconhecer que nem tudo está feito, pelo contrário, diariamente enfrentamos novos desafios.

Com efeito, o caminho a percorrer, com vista a estarmos sempre atualizados e cabalmente preparados para a nossa missão, é constante, mas de uma coisa tenho a certeza: somos capazes e temos operacionais ao nível das grandes referências regionais e nacionais.

Modéstia à parte, a corporação de bombeiros do Faial é, em meu entender, um exemplo para muitas instituições da mesma área.

Termino cumprimentando e agradecendo a presença de todos, que em muito ajudaram a dignificar a nossa cerimónia, sendo também uma forma de reconhecer o trabalho de todos os operacionais desta mui nobre instituição.

Um bem-haja a todos!

Honra e glória aos Bombeiros!

Obrigado.

Horta, 16 de maio de 2023.

O Comandante do Corpo de Bombeiros da AHBVF, Nuno Francisco Bettencourt Henriques.