A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial promoveu hoje, na sua sede, em parceria com a Direção Regional do Turismo, através do formador Rodrigo Borba e três Técnicos do Ambiente, uma ação formativa dedicada ao Plano Rápido de Intervenção e Socorro (PRIS), iniciativa estratégica que visa reforçar a capacidade de resposta em situações de emergência nos trilhos pedestres dos Açores.
A formação, dirigida a operacionais da AHBVF e entidades parceiras, foi desenvolvida em duas fases complementares.A primeira dedicada à organização da Rede Regional de Percursos Pedestres e ao seu enquadramento estratégico e a segunda centrada na gestão do PRIS e em exercícios práticos de salvamento, com simulações em contexto Table Top.
Entre os principais objetivos estão o reforço da articulação operacional, o desenvolvimento de competências na aplicação do PRIS e a preparação das equipas para responder a situações de emergência com maior rapidez e precisão.
Esta iniciativa insere-se no compromisso contínuo da AHBVF com a formação especializada, a segurança da população e a valorização dos recursos naturais da região, contribuindo para uma resposta mais célere e eficaz em contextos de emergência.
A AHBVF e o Comando reconhecem e valorizam o empenho dos 31
operacionais que participaram nesta formação. A sua dedicação contribui diretamente para o reforço da capacidade de resposta da corporação e para a segurança da nossa comunidade.
Foto cedida gentilmente pela colaboradora Nélia Faria