Notícias

Discurso proferido pelo Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros da AHBVF na Sessão Solene do 107.º Aniversário da Associação

Comemorações • Quinta, 16 de Maio de 2019

Celebramos hoje mais um ano desde a fundação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial e, em nome de todo o Corpo de Bombeiros que represento, quero desde já dar-vos as boas vindas e agradecer a vossa disponibilidade para estarem aqui presentes e, desta forma, partilharem connosco as comemorações do nosso 107.º aniversário.

Dada a oportunidade que tenho, quero, perante vós, tecer algumas considerações relacionadas com este Corpo de Bombeiros, assim como agradecer a todos aqueles que sentem e vivem o dia-a-dia desta prestigiosa instituição e que, de alguma forma, têm contribuído para o seu engrandecimento ao longo destes 107 anos.

Nas comemorações do 106.º aniversário, enderecei apelos às entidades então presentes, com o objetivo de melhorarmos a nossa capacidade operacional e, bem assim, as condições de trabalho dos nossos bombeiros.

A verdade é que, entretanto, alguns dos “sonhos” se tornaram realidade e outros tantos estão no horizonte próximo. Refiro-me em particular:

  1. Ao novo quartel de bombeiros do faial;
  2. Ao reforço, em curso, do número de ambulâncias de socorro;
  3. Ao reforço do número de ambulâncias de transporte não urgente de doentes, consubstanciado na nova viatura benzida no passado dia 3 de maio;
  4. À reparação e manutenção, já a decorrer, do veículo autotanque;
  5. À aquisição de um tripé para o grupo de salvamento em grande ângulo;
  6. Ao aumento da capacidade operacional do Corpo de Bombeiros por via da formação, designadamente com a tão ambicionada formação de busca e resgate em estruturas colapsadas.

Aqui, e sublinho, estão mencionados apenas alguns dos vários projetos em curso, aqueles de maior envergadura, digamos assim.

Todos estes objetivos, já alcançados ou em vias de o serem, só foram e serão possíveis com o apoio do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e, não menos importante e igualmente justo, graças à rigorosa gestão diária da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial.

A estes, e em nome do Corpo de Bombeiros do Faial, o meu muito obrigado!

Contudo, há ainda muito por fazer e para concretizar. E, neste capítulo, refiro-me especificamente:

  1. À substituição dos veículos pronto-socorro ligeiro, já com 30 anos de idade e descontinuado, e autossalvamento/desencarceramento, com cerca de 25 anos e igualmente descontinuado;
  2. À aquisição de um veículo dedicado ao transporte de doentes/cadeiras de rodas (VDTD);
  3. À substituição de equipamentos de proteção individual, nomeadamente de fatos de combate a incêndios urbanos, pois, pese embora todos os bombeiros tenham atualmente o seu equipamento de proteção individual, muitos já começam a apresentar o desgaste inerente ao tempo de utilização;
  4. À substituição/reforço de equipamentos de respiração autónoma (ARICA´s).

Neste contexto, volto a solicitar às entidades aqui presentes que, com a mesma sensibilidade e empenho anteriores, nos ajudem a colmatar estas necessidades, ficando este Corpo de Bombeiros completamente disponível para colaborar da forma que melhor vos aprouver.

Bombeiras e bombeiros,

Minhas senhoras e meus senhores,

O Faial possui um Corpo de Bombeiros com um passado glorioso, repleto de intervenções na salvaguarda das vidas e bens da população que servimos, sendo o corpo ativo a linha da frente da proteção e socorro da população do nosso concelho.

Por isso, hoje é também dia de recordar aqueles que por aqui passaram e contribuíram para o engrandecimento desta casa.

Termino a minha intervenção agradecendo aos elementos de comando, aos chefes, aos bombeiros, aos infantes e cadetes e à fanfarra. Sei que juntos somos capazes de permanentemente, com qualidade, responsabilidade e profissionalismo, responder às diversas solicitações com que nos deparamos.

Uma palavra final e especial aos familiares dos bombeiros, aos pais, cônjuges e filhos. Peço-vos compreensão perante as ausências, pois que ser bombeiro é estar, 24 horas por dia, 365 dias por ano, disponível para desinteressadamente proteger pessoas e bens.

Companheiros, saúdo-vos com um grande abraço de amizade e de profundo e sentido agradecimento.

UM BEM-HAJA A TODOS!

OBRIGADO.

Horta, 16 de maio de 2019.

O Comandante do Corpo de Bombeiros da AHBVF,

Nuno Francisco Bettencourt Henriques

Foto: gentilmente cedida pelo Sr. José Macedo.