Notícias

23.º Aniversário do Serviço de Transporte Urgente de Doentes da AHBVF

Comemorações • Quinta, 01 de Agosto de 2019

O Serviço de Transporte Urgente de Doentes (emergência médica pré-hospitalar e evacuação médica entre unidades de saúde) da AHBVF completa, hoje, 23 anos de existência.

Em 1988, através da Resolução n.º 170/88, de 23 de agosto, as então Secretarias Regionais da Administração Pública e dos Assuntos Sociais estabeleceram um acordo destinado a regular o serviço de ambulância a efetuar pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários. Este acordo foi sofrendo alterações e só a partir de agosto de 1996 é que o serviço de ambulâncias da ilha do Faial passou a ser plenamente assegurado pela AHBVF.

Presentemente, estão afetos a este serviço 14 operacionais (embora um deles se encontre de baixa médica prolongada), 13 deles pagos através de protocolo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e um, o operador de central, pela AHBVF.

No sentido de assegurar cabal e prontamente a resposta a um cada vez maior número de ocorrências, a AHBVF reforça o Serviço de Transporte Urgente de Doentes, sempre que necessário, com bombeiros voluntários assalariados afetos ao Serviço de Transporte Não Urgente de Doentes e, ainda, com bombeiros voluntários do quadro ativo do CB, quando estes estão disponíveis.

Nesta data, a Direção e o Comando da AHBVF enaltecem o trabalho e renovam o seu profundo agradecimento aos homens e mulheres que, diariamente, oferecem a vida em prol do bem-estar e socorro dos faialenses.

De igual modo, dirigimos uma palavra especial, de grande apreço, aos quatro bombeiros que se mantêm connosco em regime de bombeiros voluntários assalariados, desde o início do Serviço de Transporte Urgente de Doentes em 1996: o Subchefe Jorge Oliveira (Coordenador do Serviço de Emergência Pré-hospitalar), o Subchefe David Medeiros e os Bombeiros 1.ª Hélio Neves e Paulo Reis.

Um bem-haja a todos!