Na sequência do convite endereçado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, a AHBVF decidiu associar-se à Campanha SOS Cagarro 2019, nomeadamente através da cedência de instalações para realização dos briefings das brigadas cientificas e, bem assim, armazenamento dos Kit’s para as brigadas e das caixas para os cagarros.
Coloca-se ainda a possibilidade de os elementos da Escola de Infantes e Cadetes participarem nas brigadas científicas.
A Campanha SOS Cagarro decorre entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro e reveste-se de particular importância no corrente ano de 2019, considerando os impactos da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, que vitimou centenas de aves, sobretudo nas ilhas do Pico e do Faial.
Com efeito, e segundo dados recentemente divulgados pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, registou-se nestas duas ilhas uma mortalidade elevada na população de cagarros, adultos e juvenis, tendo sido encontradas cerca de 700 aves mortas durante as limpezas da orla costeira.
Cartaz: Direção Regional dos Assuntos do Mar.