Comunicado Sismológico 49/2019, emitido pelo SRPCBA em 05-11-2019
Alertas • Terça, 05 de Novembro de 2019
Na sequência do comunicado 1018, emitido pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), que aqui se reproduz:
Sismo sentido na ilha do Faial
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que, às 06:22 (hora local = hora UTC-1) do dia 5 de novembro, foi registado um evento com magnitude 4,4 (Richter) e epicentro a cerca de 29 km a W do Capelo, ilha do Faial.
De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) em Feteira e Castelo Branco, concelho de Horta (ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias de Matriz, Angústias, Conceição e Ribeirinha, concelho de Horta (ilha do Faial), e nas freguesias de Santo António e São Roque do Pico, concelho de São Roque do Pico (ilha do Pico).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as seguintes medidas de autoproteção:
SISMOS
- Mantenha a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas;
- Não acenda fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás;
- Observe se a sua casa sofreu danos graves e saia imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança;
- Caso duvide da integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, desligue-os imediatamente;
- Nunca utilize os elevadores;
- Confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar;
- Verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros;
- Tenha cuidado com vidros partidos ou cabos de eletricidade. Evite ferimentos protegendo-se com vestuário adequado;
- Limpe imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado;
- Se puder, solte os animais domésticos, pois eles cuidam de si próprios;
- Afaste-se das praias porque pode ocorrer uma onda gigante (tsunami);
- Ligue o rádio, fique atento às recomendações difundidas e não contribua para a divulgação de boatos;
- Siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes, eles estão nos locais para o ajudar;
- Assim que oportuno, verifique a validade dos seguros da sua casa e viatura e certifique-se que têm cobertura para fenómenos sísmicos.
Fonte/foto: Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.