Notícias

Publicado o Regulamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida da RAA

Geral • Quarta, 20 de Novembro de 2019

A AHBVF reconhece a importância do Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) no âmbito da rede de emergência pré-hospitalar do Serviço Regional de Saúde, numa ótica de complementaridade, representando um acréscimo de qualidade e excelência no socorro à população açoriana, em geral, e faialense, em particular.

Foi por isso que, em março de 2017, respondendo a um pedido do Sr. Secretário Regional da Saúde e do Sr. Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e atenta a importância desta valência, a AHBVF decidiu apoiar o Governo dos Açores na manutenção do Serviço de SIV na ilha do Faial. A esta decisão subjazeu, como vem sendo apanágio, a vontade e disponibilidade da AHBVF em ser parte da solução - e não do problema - e a nossa profunda convicção na força das parcerias; mas, acima de tudo, razões de carácter social e humanitário, relativamente a um serviço público à população. Com efeito, a razão de ser da AHBVF é, e será sempre, a proteção de pessoas e bens e é este o bem maior e mais elevado que nos guia.

Neste contexto e ao longo dos últimos 33 meses, o Corpo de Bombeiros da AHBVF, recorrendo aos recursos humanos (bombeiros com formação em tripulante de ambulância de socorro) disponíveis e a viaturas da Associação (ambulância para substituição), ajudou a garantir o funcionamento do Serviço de SIV no Faial nos momentos em que para tanto foi solicitado pelo SRPCBA, colmatando mensalmente as necessidades deste serviço público.

Hoje, foi publicado o Regulamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida da Região Autónoma dos Açores, a coberto da Portaria n.º 79/2019, de 20 de novembro, o qual coloca doravante a contratação, formação, seguros, etc. dos condutores do Serviço de SIV sob a direta responsabilidade do SRPCBA.

Por conseguinte, a AHBVF cessa, a partir de amanhã (data em que o referido Regulamento entra em vigor), a sua colaboração neste processo, com o sentimento de missão cumprida por ter contribuído ativamente para um serviço de saúde com mais qualidade e segurança para o Faial e os faialenses.

Deixamos ainda os nossos sinceros votos de que tudo corra pelo melhor no que toca à operacionalização, nos 12 concelhos atualmente abrangidos (Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Povoação, Nordeste, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Madalena, São Roque, Lajes do Pico e Horta), do Regulamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida.

Foto: Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores