Galeria

Deslocação de Bombeiros a Viseu - 15 de fevereiro a 3 de março de 2017

Quinta, 16 de Fevereiro de 2017

A AHBVF tem procurado estreitar a relação com as suas geminadas – Carnaxide, Dafundo, Ourém, Pombal e Vila do Conde –, bem como com outras associações humanitárias de bombeiros voluntários do país, que, não sendo geminadas, se afiguram como parceiras no desenvolvimento de áreas de interesse para as corporações de bombeiros e populações abrangidas pelas mesmas.

Nestas, inclui-se a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu (AHBVV), a qual, em resposta a um desafio lançado pela AHBVF, muito prontamente se disponibilizou para colaborar no processo de treino/formação do Grupo Cinotécnico de Busca e Salvamento (GCBS) e do Grupo de Salvamento Aquático (GSA).

No sentido de se proporcionar um primeiro contacto, no terreno, entre as partes, teve ontem início uma deslocação a Viseu, por parte da AHBVF, a qual se irá prolongar até ao dia 3 de março de 2017, para que as equipas especializadas das duas Associações possam, em conjunto, realizar atividades de formação e intercâmbio de experiências, resultando daí benefícios para ambas.

Esta deslocação envolve 5 elementos do quadro ativo do Corpo de Bombeiros detido pela AHBVF: Carlos Medeiros, Luís Riscado, Nuno Prazeres, Nuno São João e Vanda Carmo. Tendo o GBSC como objetivos principais a intervenção, ao nível da busca e salvamento, em contexto de acidentes naturais e a resposta a pedidos de intervenção para busca e salvamento de pessoas desaparecidas, tirando partido do binómio homem/cão, a deslocação envolve ainda um elemento canino.

Acresce referir que, por despacho do Senhor Secretário Regional da Saúde de 08-02-2017, esta deslocação a Viseu foi declarada de manifesto interesse público, nos termos do artigo 3.º do Decreto Legislativo Regional n.º 9/2000/A, de 10 de maio.

A AHBVF agradece a inestimável colaboração e hospitalidade da congénere de Viseu, desejando a todos os envolvidos uma excelente formação!

Fotos: gentilmente cedidas pelo Bombeiro 3.ª Luís Riscado.