O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) implementou, na Região Autónoma dos Açores, um Sistema de Emergência para Deficientes Auditivos e da Fala (SEDAFA).
Neste, pretende-se disponibilizar um serviço de emergência, utilizando o sistema de SMS (Short Message Service), através do qual todas as pessoas com dificuldades auditivas e da fala poderão pedir socorro, mediante o envio de uma mensagem de texto.
Para o efeito, os interessados deverão remeter, ao SRPCBA, a respetiva ficha de inscrição, com os seus dados pessoais e contactos, para que o SRPCBA os inclua na sua base de dados.
Após confirmação da inscrição, o SRPCBA enviará uma mensagem ao requerente, onde disponibilizará o número para o qual deverá ser enviada a mensagem com o pedido de socorro, assim como outras instruções relevantes.
É FUNDAMENTAL que, em caso de emergência, a mensagem seja enviada do contacto previamente inscrito na base de dados do SRPCBA, bem como refira sempre o TIPO DE EMERGÊNCIA e a LOCALIZAÇÃO COMPLETA do pedido de socorro (local, freguesia, concelho).
Para mais informações, poderão ser contactados:
Ficha de inscrição disponível também aqui.
Fonte/Foto: Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.